sexta-feira, 29 de agosto de 2025

"Lendas Vivas" BTS: Nenhuma Queda à Vista① [★Changgan21]

V, Suga, Jin, Jungkook, Rap Monster, Jimin e J-Hope do BTS (da esquerda para a direita) / Foto = Big Hit Entertainment
/AFPBBNews=Notícias 1
/AFPBBNews=Notícias 1

Agora é impossível discutir o sucesso global do K-pop sem mencionar o BTS ( RM , Jin , Jimin,  J- Hope,  Suga , V, Jungkook ) . Não é exagero dizer que eles até conseguiram convocar os Beatles para o recorde mundial, um título que eles mencionaram repetidamente, e que eles são uma fonte de orgulho nacional e uma fonte de orgulho para a Coreia do Sul. Mesmo depois de renovar seus contratos duas vezes, completar o serviço militar e comemorar seu 10º aniversário, eles já estão se preparando para um retorno com um álbum de equipe no próximo ano. Eles são simplesmente lendas vivas.


A influência global do BTS permanece inimaginável. Enquanto as mídias sociais existirem, ou mesmo se desaparecerem, o nome BTS será lembrado por muito tempo em todos os cantos da civilização, exceto em regiões onde a cobertura jornalística é rara. A "queda de fama em fama" do presidente do Hive, Bang  Si-hyuk, foi um golpe de gênio, e mesmo depois de chegar ao topo (apesar de alguma controvérsia), não há sensação de desaceleração. Parece que as coisas podem dar uma guinada, ou talvez uma ladeira escorregadia, mas até agora, não há sinal de que isso aconteça. Eles são sólidos. O BTS está se tornando uma lenda viva.

O começo humilde de uma lenda do K-pop


BTS / Foto = Big Hit Entertainment
BTS / Foto = Big Hit Entertainment
BTS durante sua aparição no 'M Countdown' da Mnet em 2013 / Foto = Star News
BTS durante sua aparição no 'M Countdown' da Mnet em 2013 / Foto = Star News

Com o título de "Ídolo Bang Si-hyuk", o BTS estreou oficialmente em 12 de junho de 2013. Sua música de estreia, que defendia o hip-hop gangster, os conselhos calorosos de Bang Si-hyuk em vez de palavras duras, as diversas mudanças de integrantes antes da estreia e seus modelos, Big Bang  e Epik High , não foram tão diferentes das de outros ídolos. No entanto, o gênero hip-hop era seu foco principal (eles não eram ídolos para começar), e a composição vocal, baseada nas habilidades de produção de RM e Suga, juntamente com as performances com a linha de dançarinos de Jimin e J-Hope, pode ser vista como tendo um impacto significativo na qualidade de seus álbuns futuros.


Na verdade, 2013, o ano de estreia do BTS, coincidiu com o auge do EXO. A música seguinte, "Growl", que sucedeu o primeiro álbum completo, "Wolf", tornou-se um sucesso estrondoso que catapultou o EXO para o estrelato, e também é lembrada como o início do "período forte do EXO". Além disso, seu álbum de estreia de 2014, "DARK & WIKD", também chamou a atenção por sua natureza competitiva com o Winner, da YG .


EXO, BTOB , VIXX, BAP , NU'EST, etc. começaram suas atividades de estreia em 2012, logo antes do BTS, seguidos por GOT7, WINNER em 2014, MONSTA X,  SEVENTEEN e  iKON em 2015, ASTRO,  NCT , SF9 em 2016 e ONF, THE BOYZ e Wanna One em 2017. Nessa época, o BIGBANG havia feito sucesso novamente com a série 'MADE' em 2015 e estava entrando em um período de aposentadoria do serviço militar. No caso de grupos femininos, Red Velvet , Mamamoo, Lovelyz, Twice,  Oh My Girl, GFriend em 2015, e BLACKPINK, I.O.I, MOMOLAND, Brave Girls e WJSN estrearam em 2016, e conforme o mercado atingia a saturação, havia preocupações de que o mercado de K-pop estava entrando em crise sem uma potência como Girls' Generation ou Wonder Girls.


Embora os comentários difíceis dos membros no passado e seu período de estreia precoce possam não parecer particularmente notáveis, o BTS alcançou o estrelato relativamente cedo. Em 2014, seu segundo ano, assinaram um contrato com uma empresa de entretenimento japonesa local, estrearam na sexta posição na parada de singles da Oricon e ganharam prêmios de estreante na Coreia e no Japão . Em 2015, o BTS começou a dominar a cena musical coreana com seu terceiro miniálbum, "Hwayangyeonhwa", e foram considerados o próximo grupo ídolo depois do Big Bang e do EXO.


BTS na apresentação do lançamento do seu primeiro álbum completo em 2014 / Foto = Star News
BTS na apresentação do lançamento do seu primeiro álbum completo em 2014 / Foto = Star News
BTS a caminho do 'Music Bank' da KBS 2TV em 2016 / Foto = Star News
BTS a caminho do 'Music Bank' da KBS 2TV em 2016 / Foto = Star News

◆ Sem precedentes, por si só


BTS/Foto = Big Hit Entertainment
BTS/Foto = Big Hit Entertainment
/Foto = Big Hit Entertainment
/Foto = Big Hit Entertainment
O BTS comemorou o 12º aniversário do Star News. / Foto = Star News
O BTS comemorou o 12º aniversário do Star News. / Foto = Star News

O BTS, que correu sem parar em direção ao seu 4º aniversário desde a estreia com seu segundo álbum completo, "WINGS", em 2016, respondeu à pergunta sobre como se imaginariam em seu 12º aniversário, durante uma entrevista com a Star News para comemorar seu 12º aniversário, dizendo: "Ainda faltam 8 anos. Eu sempre quero ser garotos." Eles também responderam: "Será que serei capaz de fazer essa coreografia e fazer shows quando tiver 30 ou 40 anos? Será que essa felicidade e o amor de vocês por nós vão durar?".


Além disso, o objetivo do BTS em 2017 era se tornar o vencedor do grande prêmio e um cantor de classe mundial. O BTS alcançou esse objetivo.


Atualização do recorde mundial do BTS


-Primeira cantora coreana a chegar ao topo da parada Billboard 200 (LOVE YOURSELF 轉 'Tear')

- Primeira cantora coreana a chegar ao topo da parada Billboard Hot 100 (Dynamite)

-Cantora coreana com mais músicas número um na parada Billboard Hot 100 (6 músicas)

-Primeira música coreana a chegar ao topo da parada Billboard Hot 100 (Life Goes On)

-Mais sucessos #1 na Billboard 200 por um cantor asiático (6 vezes)

-Maior número de artistas coreanos a entrar na parada de fim de ano da Billboard 200 (3 vezes consecutivas)

- Primeira cantora coreana a figurar na Billboard 200 pelo maior número de vezes consecutivas (16 álbuns)

-Primeira cantora asiática a alcançar o primeiro lugar na parada oficial de álbuns do Reino Unido (MAP OF THE SOUL: FERSONA)

-Primeira cantora coreana a ser indicada ao Grammy (Dynamite)

- Selecionado como Artista do Ano pela revista Time em 2020

-Discursos na Assembleia Geral da ONU, 2018 e 2021

- Recorde Mundial do Guinness para o maior número de visualizações no YouTube em 24 horas (Dynamite, 108,2 milhões de visualizações)

- O primeiro cantor coreano a fazer um show solo no Estádio de Wembley, no Reino Unido

- O primeiro cantor coreano a lotar o Estádio SoFi de Los Angeles quatro vezes consecutivas

- Álbum mais vendido de todos os tempos por um cantor coreano (MAP OF THE SOUL: 7, mais de 5 milhões de cópias)

- Primeira cantora asiática a liderar a parada global de artistas da Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI)

- Classificado em 19º lugar na lista "Maiores Estrelas Pop do Século XXI" da Billboard em 2024


É por isso que todos estavam preocupados com o serviço militar. O K-pop já tem um longo caminho a percorrer em termos de expansão, e quando o favorito disse que não poderia ser o líder por dois anos inteiros , todos ficaram em polvorosa. Até mesmo o mundo político se envolveu e levantou a questão da isenção militar, o que virou assunto, e alguns até zombaram dos membros, dizendo: "Vocês vão mesmo se alistar no exército?". No entanto, todos os membros (incluindo Suga, que serviu como assistente social) cumpriram o serviço militar e, durante o hiato, os ARMYs ( fãs do BTS) do BTS ) se concentraram mais nas músicas solo dos membros e demonstraram seu apoio inabalável.


Os títulos e coroas de "lenda do K-pop" e "Beatles do século XXI" que o BTS carrega também lhes dão uma tarefa de casa sobre para onde o K-pop deve ir no futuro.


De uma perspectiva mais objetiva, a performance do BTS em prestigiosas premiações musicais americanas ainda não atingiu o nível do que se chama de "prêmio geral". Embora tenham conquistado o grande prêmio no American Music Awards, a Billboard acabou concedendo a eles apenas o prêmio principal, e mesmo o Grammy Awards, mais conservador, concedeu ao BTS, o grupo representativo do K-pop, apenas uma indicação para Melhor Performance de Grupo Pop. Além disso, os palcos dos artistas e vários eventos especiais podem ser vistos, honestamente, como se a Billboard e o Grammy estivessem explorando a influência do BTS para impulsionar suas próprias premiações. Independentemente dos resultados das premiações, a influência que demonstraram como artistas no palco é, sem dúvida, significativa. No entanto, da perspectiva de se considerar o avanço do prestígio nacional do K-pop, esse contexto nunca deve ser ignorado.


 O CCO da JYP , Park Jin-young , e o presidente da HYBE, Bang Si-hyuk, apareceram no programa ' You Quiz' da tvN on the Block", da tvN, e mencionaram a crise do K-pop foi expansão. Eles mencionaram o dilema da demanda concentrada de fandoms principais (superfãs) de gêneros com forte regionalidade, como música latina e afro antes do K-pop, e a futura expansão para fandoms leves. A crise se deve ao fato de a proporção de fandoms leves que assistem ao K-pop ser pequena, o que poderia se tornar um obstáculo à futura expansão do K-pop no mercado musical global, e a base para isso foi o declínio perceptível nos indicadores relacionados.


No futuro, nem a Billboard nem o Grammy ignorarão a expansão do K-pop no mercado musical global. Eles o observarão como um fenômeno e aproveitarão sua influência ao máximo. No entanto, para impedir que o K-pop cresça o suficiente para romper as barreiras estabelecidas por gêneros americanos tradicionais como pop, rock, hip-hop e soul, um "teto de vidro" aparentemente invisível será criado, e o K-pop deve navegar por ele com sabedoria.

◆ Ainda um caminho de flores (part. Jade's Flaw)

/Foto = BTS Weverse
/Foto = BTS Weverse

Em 2025, o BTS acaba de completar o serviço militar e se prepara para o próximo passo. Já tendo confirmado o retorno da banda com um álbum na próxima primavera, eles estão atualmente de férias juntos em Los Angeles e planejando o próximo álbum.


Desde que foi apontado como a próxima estrela do K-pop, seguindo Big Bang e EXO, em 2015, o BTS continuou a prosperar. Ronaldo e Messi dominaram o mundo do futebol por quase uma década, passando seus últimos anos na Arábia Saudita e nos Estados Unidos, a última década foi um verdadeiro "período forte do BTS" para o K-pop. Eles quebraram inúmeros recordes nacionais e internacionais, mantendo a identidade do grupo e evoluindo, renovando seu contrato com a Big Hit duas vezes e superando com sucesso vários obstáculos, incluindo os "sete anos do mal". Sua resposta explosiva no exterior foi ainda mais explosiva do que a de seus colegas locais.


Parece que não há mais nada a conquistar. Os próprios membros reconheceram isso de certa forma. Suga chegou a confessar: "Eu simplesmente não tinha nenhuma letra para escrever" durante os preparativos para o comeback com "Butter" . Isso até nos faz pensar que o caminho florido e os benefícios desse sucesso incrível, como o primeiro lugar no ranking e as recompensas financeiras, podem não ter mais muito significado para eles.


/AFPBBNews=Notícias 1
/AFPBBNews=Notícias 1

No entanto, dada a sua influência atual, não há sinais de declínio. Com um retorno completo do grupo agendado para 2026, o BTS praticamente confirmou uma agenda de turnê mundial que superará qualquer fenômeno do K-pop. Espera-se que a receita resultante de música digital, álbuns, produtos de shows e vendas de assinaturas seja refletida nos lucros da HYBE no segundo trimestre de 2026.


Mesmo durante o serviço militar do BTS, as preocupações com um hiato foram dissipadas pelo sucesso de seus álbuns solo e pela ascensão meteórica de grupos juniores como Tomorrow x Together e Seventeen. Além disso, o clima na indústria é muito positivo, com as estratégias de localização progredindo sem problemas, incluindo a estreia de novos grupos na Coreia, Japão, Estados Unidos e América Latina. Hybe também está dissipando parte do sentimento negativo em meio à reação do público a este "período de transição saudável". O mercado de ações aguarda ansiosamente o retorno do BTS desde o serviço militar.


A questão da New Jeans e a investigação da promotoria sobre Bang Si-hyuk ainda são consideradas "pequenas letras miúdas". Embora nem o processo nem a investigação sejam concluídos imediatamente, o processo da New Jeans é amplamente considerado como tendo vantagem jurídica e, mesmo que perca, a reconciliação com a New Jeans não representaria uma perda significativa para a HYBE. É claro que a indignação pública em relação à responsabilidade ética é inevitável, e as acusações contra Bang Si-hyuk não são de forma alguma triviais, portanto, os custos sociais e econômicos resultantes provavelmente serão significativos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jin e Jimin do BTS alcançam um feito notável antes de seu retorno... entrando no ranking anual da Billboard Japan | Notícias de K-pop, entretenimento coreano e reportagens investigativas da Korepo!

O BTS tem demonstrado uma forte presença nos resultados anuais das principais paradas musicais internacionais.De acordo com a parada anual ...