sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

[HISTÓRIA DE ARTE] BTS RM chama a atenção do mundo

 

Álbum solo do BTS RM, Indigo Crédito da foto: Big Hit Music


HISTÓRIA DE ARTE contada pela nova comunidade artística do YES24, ARTiPIO.

É serializado todas as quintas-feiras.

Você conhece a paixão do BTS RM (Rap Monster) pela 'ART' que varreu o mundo?

Em 2022 de agosto de 8, o The New York Times (NYT) publicou uma entrevista com RM do BTS com o intrigante título "RM, Boy Band Super star, Embraces New Role: Art Patron" sobre RM do BTS sob os holofotes em todo o mundo. Vale notar aqui que o foco é RM como um "patrono das artes" em vez de um "músico".

Neste momento, RM fala sobre sua preciosa experiência com a 'arte' que mudou sua vida. "Durante uma turnê em 2018, tive a incrível experiência de ver pinturas de Claude Monet e Georges Pierre Seurat no Art Institute of Chicago", disse ele. Ele lembra que foi um momento em que se apaixonou pela arte que não sentia quando era jovem.

Desde então, o amor de RM pela arte se espalhou por todo o mundo, atraindo a atenção da geração mais jovem de 2030. Além da simples visualização, ele coleciona intensamente obras de uma ampla gama de artistas coreanos, desde os mestres coreanos Yoon Hyung-geun, Kim Whanki e Lee Ufan, até artistas emergentes. Ele também revela que se inspira musicalmente em obras de arte. Em particular, ele demonstrou seu afeto por Yoon Hyung-geun nos últimos anos, participando de qualquer uma de suas exposições.

Em dezembro de 2022, RM lançou seu álbum solo de quatro anos, Indigo, e queria capturar o último arquivo de seus ocupados 12 anos como líder do BTS em seu álbum solo. A obra que escolheu como fonte de arte é 'Blue', obra de Yoon Hyung-geun Hwabaek (n.4-20), que lhe proporcionou conforto e respostas.


Retrato de Yun Hyong-keun, 1980 (c)Yun Seong-ryeol. Cortesia da Galeria PKM


O amado artista de RM, Yoon Hyung-geun, é uma das principais figuras do gênero de "pintura monocromática" que se estabeleceu como uma tendência na pintura abstrata coreana desde a década de 1970 e fez um nome para si mesmo em todo o mundo.

Yoon Hyung-geun, que é conhecido como o "gigante da pintura monocromática coreana", viveu pessoalmente um período de intensa transformação política e social desde o período colonial japonês, e incorporou suas preocupações em suas obras. Ele é elogiado por sua busca de extrema simplicidade com seus pigmentos de 'chá azul', que são feitos misturando pigmentos ultramarin e umber, e por incorporar espírito e cores orientais em suas obras, lembrando tinta.


Yun Hyong-keun. Burnt Umber & Ultramarine, 1977 - 1989, Óleo sobre linho, 73 x 91 cm. Cortesia da Galeria PKM.


Sua série de assinatura 'Umber Blue', que ele produziu ao longo de sua vida, evoca as silhuetas negras de penhascos imponentes na luz fraca do crepúsculo ou do amanhecer. Uma fusão de caligrafia oriental e pinturas de paisagem a tinta e pinturas abstratas, a série ainda é amada por milhões mesmo após seu falecimento.

RM olhou para o trabalho de Yoon e disse: "É uma combinação completa de estilos ocidentais e orientais ou asiáticos e coreanos". Eles também explicam.


Hyunggeun Yoon, Blue (1972), 70 x 67,9 cm, Cortesia da PKM Gallery.


O trabalho de estudo "azulde RM de Yoon Hyung-geun é um óleo sobre tela que se acredita ter sido exibido na exposição individual de Yoon em 1972 e agora é conhecido como uma coleção privada. No caso de 'Umber Blue', a impressão de tinta preto-marrom é transmitida, mas este trabalho tem uma cor azul-tinta que transmite a sensação de poder ressoar mais facilmente.

O "azul-azul" na obra nos lembra da tristeza existencial e da solidão que todo ser humano tem no fundo de seus corações. As cores sonhadoras, como se estivessem em uma névoa azul, estão conectadas ao conceito do álbum solo de RM e apresentadas como 'arte' com outra história para contar.


"O AZUL É O CÉU, E UMBER É A COR DA TERRA.

É por isso que se chama céu e terra, e a composição é a porta."

- Hyunggeun Yoon -


RM do BTS postou no Instagram 'Seven Magic Mountain' no deserto de Nevada, nos EUA, onde a obra de arte de Hugo Rondinone foi instalada, Crédito da imagem: RM Instagram)


Seu impacto global tem sido imensurável. Hoje, RM tem 4,440 milhões de seguidores apenas no Instagram, enquanto canal do BTS no YouTube tem mais de 7 milhões de inscritos. Não é exagero dizer que seu olhar agora é transmitido diretamente ao público.

Como você pode ver, o amor de RM pela arte pode ser sentido em seu Instagram. Não só na Coreia, mas também no exterior, tiro fotos em frente a várias obras de arte. RM posta uma foto em seu Instagram posando contra um pano de fundo de uma escultura de pedra colorida gigante. Com apenas uma de suas fotos de certificação, todos, de casa e do exterior, para o público e fãs que não conhecem arte prestarão atenção a "este trabalho".


Ugo Rondinone. Fonte da imagem: galeriedesgaleries.com


A obra de arte da fotografia que atraiu a atenção de fãs ao redor do mundo foi o trabalho de Ugo Rondinone (n.1964). Hugo Rondinone, que atualmente está atraindo muita atenção no mundo da arte contemporânea, é um artista de mídia mista da Suíça que atualmente está baseado em Nova York. Em particular, ele tem atraído a atenção no mundo da arte contemporânea por suas percepções sobre a relação entre a natureza e os seres humanos e suas direções ousadas, e é amado não apenas por muitos críticos, mas também pelo público.

Nos últimos 10 anos, Ugo Rondinone se concentrou no poder da pedra. Introduzida pela primeira vez em 2013 na Rockefeller Center Square, em Nova York, sob o nome <Human Nature>, a monumental escultura de bluestone foi reexibida no deserto de Nevada em 2016 como <Seven Magic Mountains> uma obra em forma de cairn. Este trabalho é o pano de fundo do local onde RM postou sua foto de certificação.


Ugo Rondinone_Seven Magic Mountains_a Arte do Deserto em Grande Escala Las Vegas_Nevada © Sete Montanhas Mágicas


A obra de arte pública na foto que ele carregou está localizada nas Sete Montanhas Mágicas de Nevada, um famoso destino turístico no oeste dos Estados Unidos, e pode ser encontrada no deserto a caminho de Las Vegas.

A instalação levou cerca de quatro anos para ser feita. Com mais de 4 pés (30,9 m) de altura, é um trabalho harmonioso em cores neon de pedras enormes e multidimensionais encontradas no deserto. A exposição, que começou em 14, continuou a ser um sucesso, atraindo pessoas de todo o mundo para o deserto anteriormente estéril. Como resultado, o prazo de exposição foi estendido de 2016 para 2018, que estava originalmente programado para ser demolido, e ainda está chamando a atenção como um lugar quente.


Em 2017, o ACC Magic Mountain © foi instalado na praça do complexo de exposições.


A série pode ser vista não apenas no exterior, mas também no Centro de Cultura da Ásia em Gwangju, província de Jeolla do Sul, Coreia do Sul. Ugo Rondinone inspirou-se nos bens de Hwasun e Gochang, classificados pela UNESCO, como o "Túmulo de Dólmen" e o "Festival Colunista de Gwangju Mudeungsan", para criar e instalar esta obra.

Diz-se que a obra captura conceitos mágicos asiáticos e sentimentos orientais. Pode ser uma pedra simples, mas as pedras recém-pintadas são colocadas umas sobre as outras com as cores do próprio artista, e você pode sentir o fluxo cíclico do tempo e a bela energia interior que transcende o tempo e o espaço.


Ugo Rondinone, Blue Yellow Monk, 2020, Bronze pintado, 295 x 125 x114,5 cm, Cortesia do estúdio rondinone, imagem cortesia da Galeria Kukje


Então, em abril de 2022, sua exposição individual 《Nuns and Monks by the Sea》 foi realizada simultaneamente em duas grandes galerias da Coreia, a Kukje Gallery (Seul e Busan), demonstrando sua popularidade. A série <monges monges> uma série de esculturas de bronze em grande escala apresentadas na Coreia, exala uma personalidade diferente através de esculturas antropomórficas em que pequenas pedras de cores diferentes são colocadas em cima de uma única pedra gigante.

Em particular, as esculturas de Hugo Rondinone são compostas através da "harmonia do espaço" em que as obras são colocadas. Na época, a Kukje Gallery aplicou cimento em todo o espaço expositivo das obras, de modo que o piso e as paredes parecessem um único concreto. Ao adaptar o espaço, a galeria conseguiu focar mais na intenção do artista de "reconhecer o potencial da pedra para abraçar o tempo e emitir o tempo".


"Não sei o que é ver, o que significa e se é um fenômeno físico

Ou cria uma escultura de se tratar de um fenômeno metafísico."

- Ugo Rondinone -


RM posa em seu estúdio de gravação em Seul, que tem uma coleção de arte que inclui obras de Ugo Rondinone, Park Soo-geun, Yoon Hyung-geun e Jang Uc-jin penduradas na parede de seu estúdio. Foto: Handasom para o New york Times.


Cercado pelas obras de mestres que partiram, RM disse: "Sinto que eles estão me observando. Isso me motiva. Quero ser uma pessoa melhor e um adulto melhor. É porque há uma aura que sai das obras. Quando estou cansado ou com dificuldades, às vezes fico ali e converso." ", diz.

Dessa forma, a maneira como ele trata a arte pode ser uma fonte de inspiração e força que o conforta, o move e lhe dá outro tipo de força. "Interesse e Amor na Arte", de RM, rompe as fronteiras da arte e nos ensina a nos aproximar do público com mais facilidade e de forma amigável.

Quem são os outros artistas que 'Art Patron RM' estará prestando atenção no futuro? Estou ansioso para vê-lo transmitir uma "influência positiva" em sua atitude em relação à arte.



RM (BTS) - Indigo [Edição de Livros]
RM (BTS) - Indigo [Edição de Livros]
RMBTS BTS
YGPLUSBIGHIT MÚSICA




Fonte: ch.yes24.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  BTS Jungkook ocupa o primeiro lugar entre os cantores solo de K-pop de todos os tempos na Oricon do Japão... Estrela global insubstituível...