O grupo BTS. Cortesia de Big Hit Music
Assentamento Cultural 2023 (<>) K-Pop
2023 foi um ano em que o K-pop se expandiu ainda mais para o mundo. Mesmo que o BTS, líder do K-pop, tenha entrado no "hiato militar", os grupos juniores estão firmemente atrás e continuam a mania do K-pop. Por outro lado, à medida que a teoria da crise do K-pop foi levantada, há também um movimento para superá-la, expandindo a categoria K-pop. Isso prenuncia que o K-pop se tornará mais dinâmico em 2024. ■ O negócio mais vendido de todos os tempos do K-pop... De acordo com o Circle Chart, que é oficialmente fornecido com dados de plataformas globais diversificadas de música nacionais e estrangeiras, o volume de vendas acumulado em janeiro ~ novembro deste ano foi de 1 milhões de cópias com base nos 400 ~ 1 lugares em vendas de álbuns físicos. Isso representa 11% das vendas anuais de álbuns do ano passado (cerca de 1 milhões de cópias), que já é a maior de todos os tempos, excluindo as vendas de dezembro.
O aumento nas vendas de álbuns no exterior também é perceptível. De acordo com as estatísticas de comércio de importação e exportação do Serviço de Alfândega da Coreia, o valor de exportação de música em janeiro ~ novembro deste ano foi de 1,11 milhões de dólares (cerca de 2 bilhões de won). Mesmo se excluirmos o valor exportado em dezembro, ele já superou o valor exportado do ano passado, estabelecendo um novo recorde anual. Por país, as exportações de alguns mercados asiáticos, como China e Sudeste Asiático, diminuíram, levantando preocupações. No entanto, à medida que a proporção da Austrália e do Canadá, que anteriormente tinham baixos volumes de vendas, está aumentando, o mercado global parece estar se tornando mais diversificado. Kim Jin-woo, pesquisador sênior da Circle Chart, disse: "A omissão do mercado asiático, que é a base do K-pop, não é um bom sinal, mas precisamos considerar o quanto mais mercado ele vende do que países individuais. No longo prazo, as vendas vão crescer."Grupo Stray Kids. Fornecido por JYP Entertainment
■ BTS Gunbaekgi... Após o Boy Groups, o BTS, o primeiro artista de K-pop a alcançar o número 100 na Billboard Hot 1 dos EUA, finalmente entrou no período militar branco. Começando com o irmão mais velho Jin em dezembro do ano passado, todos os sete membros começaram a cumprir suas obrigações de serviço militar, incluindo j-hope em abril deste ano, SUGA em setembro e RM, V, JIMIN e Jungkook este mês. Eles previam um retorno total em 12. Agora, a questão é quem preencherá o vazio deixado pelo BTS. Entre os grupos de meninos que possuem um fandom sólido, Stray Kids se destaca. Recentemente, eles lideraram a principal parada de álbuns da Billboard, 'Billboard 4', quatro vezes consecutivas. Este é o primeiro grupo de K-pop a alcançar o número 9 na parada mais de quatro vezes desde BTS (seis). TOMORROW X TOGETHER (TXT), a mesma agência do BTS, também está chamando a atenção por ser chamada de "Next BTS". Este ano, também alcançou seu primeiro número 7 na Billboard 2025. A ATEEZ disparou esperança ao se tornar o primeiro grupo de agências de pequeno e médio porte a chegar ao topo da Billboard 200 em vez das quatro principais agências, como HYBE, SM, YG e JYP.Grupo NewJeans. Cortesia de Adore
■ O auge dos grupos femininos... NewJeans surgiu como um fenômeno mainstream No mercado coreano de K-pop este ano, os grupos femininos se destacaram. Os chamados "girl groups de quarta geração", como IVE, AESPA, LE SSERAFIM e (Girls) Idle, dominaram as paradas musicais coreanas. NewJeans, em particular, criou uma mania que pode ser chamada de síndrome. 'Ditto' liderou a parada Melon Top 4, a maior plataforma de música da Coreia, pelo maior tempo da história, e NewJeans arrebatou os principais prêmios de música da Coreia. Eles alcançaram o número 100 na Billboard 1 e foram nomeados "Top Global K-Pop Artists" no Billboard Music Awards. O BLACKPINK, que desempenhou um grande papel como estrelas globais antes da NewJeans, completou com sucesso sua turnê mundial e completou seu primeiro contrato com a YG. Embora a questão da renovação do contrato tenha surgido como uma questão de intenso interesse, foi anunciado recentemente que finalmente renovou seu contrato com a YZY para atividades em grupo. No entanto, espera-se que Jennie trabalhe "separadamente e em conjunto", como a criação de uma agência separada para atividades individuais.Grupo Cinquenta Cinquenta. Ofertas de Atrações
■ SM cinquenta e cinquenta situação... A luta pela lama não foi toda uma boa notícia. Também houve muito barulho e briga de lama. Um caso representativo é a batalha de aquisição da SM que eclodiu no início deste ano. Quando a administração da SM tentou forçar o fundador Lee Soo-man a renunciar e dar as mãos a Kakao, o ex-produtor executivo tentou revidar vendendo sua participação para a HYBE. A batalha de aquisição, que se tornou uma batalha entre Kakao e HYBE, terminou com a vitória de Kakao, mas no processo, suspeitas de manipulação do preço das ações de Kakao foram levantadas, e o Ministério Público está investigando. Fifty Fifty, que foi chamado de "Milagre das Bonecas Pequenas e Médias" devido ao sucesso global de "Cupido", causou uma surpresa ao ter uma disputa de contrato de exclusividade com sua agência Attraction. Os sócios entraram com um pedido de liminar para suspender a vigência do contrato de exclusividade, alegando questões de acordo, mas o tribunal não aceitou, e a opinião pública esfriou. Entre os membros, apenas Kina retornou à agência e continua suas atividades, como participar sozinha do Billboard Music Awards, mas é difícil apagar o arrependimento de ter cortado a barriga da galinha dos ovos de ouro muito cedo. Como resultado, a questão da "adulteração" (retirada de membros durante o período de contrato de exclusividade) tornou-se uma questão pública na indústria da música.Luz de grupo. Fornecido por JYP Entertainment
■ Teoria da crise do K-Pop revela 'K-Pop sem K'O presidente da HYBE, Bang Si-hyuk, que liderou a mania do K-pop com o BTS, levantou a "teoria da crise do K-pop". "Os fãs de K-pop mostram intensa imersão e consumo intensivo, que é o limite da escalabilidade." Ele sugeriu "tirar o K do K-pop e atender a uma base de consumidores mais ampla em um mercado mais amplo" como um avanço. Uma delas é o lançamento de um grupo multinacional de K-pop por meio de audições globais. A HYBE lançou o Cat's Eye, um grupo feminino com apenas um coreano, e a JYP também introduziu um girl group chamado BY, que é composto inteiramente por estrangeiros. Desde o início, até empresas de K-pop começando nos Estados Unidos apareceram. É um conteúdo Titan criado pelo ex-CEO da SM Han Se-min. Até 1, a empresa pretende estrear dois grupos masculinos multinacionais, dois grupos femininos e um grupo solo masculino e feminino. Mesmo na Coreia, tentativas não convencionais estão sendo feitas, como o grupo de K-pop Cisne Negro, que não tem coreanos. Em relação a isso, a indústria está prestando atenção a uma nova tendência, dizendo: "Atualmente, há muita preocupação sobre os limites e definições do K-pop, e o escopo do K-pop também está se expandindo de acordo".
Fonte: hani
Nenhum comentário:
Postar um comentário