Em 2024, o K-pop deve ver mais expansão de artistas no exterior e uma melhoria em sua constituição. No ano passado, a "teoria da crise do K-pop" foi levantada devido à bandeira branca militar do BTS e ao encolhimento do mercado chinês, mas foi porque eles encontraram uma nova esperança através da promoção de vários artistas e do desenvolvimento da música.
Kim Jin-woo, pesquisador sênior da Circle Chart, disse: "Da perspectiva do crescimento de longo prazo do K-pop, é necessário mirar grandes mercados como os EUA e a Europa, sem abrir mão do mercado asiático, considerando o crescimento econômico dos países asiáticos no futuro. As exportações lentas em alguns mercados do Sudeste Asiático, que ocorrem há mais de dois anos, agora parecem ter se solidificado."
◇ O início
da teoria da crise do K-Pop Em 2023, a primeira pessoa a discutir publicamente a "teoria da crise do K-pop" foi o presidente da HYBE, Bang Si-hyuk, o "pai do BTS". Durante um debate público realizado em março do ano passado, o presidente Bang criticou a ausência de um grupo "pós-BTS", dizendo: "O BTS tem um público mais amplo do que o K-pop, e é verdade que o mercado se estreita quando o BTS é removido". Como evidência, ele citou ▲ o número de artistas de K-pop aparecendo na Billboard Hot 3 dos EUA em 2022 diminuiu 100% em comparação com o ano anterior, ▲ a taxa de crescimento das exportações de álbuns diminuiu a partir de 53 ▲ o crescimento reverso em alguns mercados do Sudeste Asiático foram citados como exemplos. Na verdade, argumentou-se que o crescimento do K-pop desacelerou após 2020-2020, quando as atividades do BTS atingiram o pico.
O crítico de música pop Lim Jin-mo disse: "2023 foi um ano em que a crise do K-pop foi bastante evidente. A maior razão é que o BTS perdeu sua coesão desde que entrou no período militar", disse ele, acrescentando: "O k-pop não foi capaz de socar tão fortemente nos mercados internacionais como antes". Além disso, o presidente Bang apareceu no "You Quiz on the Block" da tvN em novembro e disse: "A raiz da crise do K-pop é o consumo de fandom intenso", acrescentando: "Deve haver fãs que consomem com o coração leve. Para tornar o K-pop sustentável, precisamos ser escaláveis", disse, ressaltando a importância dos usuários de luz. Além do BTS, deve haver artistas que possam cativar fandoms estrangeiros, e há a necessidade de ampliar o número de usuários leves que curtem o próprio K-pop, não apenas cantores.
do mercado chinês devido à proibição da 'Onda Coreana' (Onda Coreana), que começou em 2016, foi sentida de forma aguda. Park Sung-kook, pesquisador da Kyobo Securities, destacou que "o valor de exportação de álbuns para a China diminuiu de 6% a 10% ano a ano por quatro meses consecutivos, de junho a outubro deste ano". Sobre as causas, Park especulou que as regulamentações sombra do governo chinês, a desaceleração econômica da China, a competição entre fã-clubes chineses e os limites do crescimento do K-pop. Um funcionário global da Hanteo Chart também disse: "Medidas regulatórias, como a intensificação da repressão da China ao fandom Hallyu, continuam".
◇ Em 2024, ainda há esperança para o K-popEm 2024, ainda há riscos
.
Isso se deve ao hiato de todo o BTS, que durará até junho de 2025, e ao forte arrefecimento dos mercados asiáticos, incluindo a China. No entanto, em 6, um novo avanço foi encontrado em meio a muitos fatores de risco. Isto através da venda de álbuns de vários artistas.
De acordo com o Circle Chart, com base no top 2023 de vendas de álbuns, as vendas acumuladas de álbuns em janeiro ~ novembro de 400 atingiram 2023 milhões de cópias. Um total de 1 artistas registraram vendas anuais de álbuns de 11 milhão ou mais, incluindo No. 1 SEVENTEEN (1600 milhões), No. 12 Stray Kids (8000,144 milhões), No. 1 TOMORROW X TOGETHER (1600,2 milhões), No. 1086 NCT Dream (3,643 milhões) e No. 4 NewJeans (503,5 milhões). É encorajador ver que não está focado em um grupo específico. Além disso, os girl groups, que vinham sendo lentos nas vendas de álbuns, aumentaram em 439,100 milhões de cópias (5,26%) em relação ao ano anterior, mostrando um crescimento notável no mercado físico.
Em termos de países exportadores, as exportações diminuíram em alguns mercados asiáticos, como a China e o Sudeste Asiático. No entanto, a Alemanha, o quarto maior mercado de música do mundo, emergiu como o quinto maior destino de exportação de K-pop de acordo com dados do Serviço de Alfândega da Coreia, e o Reino Unido, França e Canadá, que estão entre os 4 principais mercados de música do mundo, também entraram no top 5 de países para exportações de K-pop. Kim Jin-woo, pesquisador sênior, disse: "Julga-se que o mercado de K-pop está se expandindo do centro existente da Ásia para a América do Norte e Europa, onde o mercado de música é grande, e a constituição está melhorando a sério".
À medida que mais fãs de K-pop de todas as nacionalidades são criados, há uma maior possibilidade de que usuários pesados e usuários leves sejam produzidos em massa ao mesmo tempo, e espera-se que a música K-pop se torne mais diversificada.
Um funcionário global do Hanteo Chart disse: "Como vários gêneros musicais populares e cantores na Coreia estão se preparando para entrar em mercados estrangeiros, esperamos que o K-pop expanda seu espectro de gênero em 2024" e previu que "seu sucesso ou fracasso determinará o desempenho da indústria do K-pop no próximo ano".
Fonte; isplus
Nenhum comentário:
Postar um comentário