quarta-feira, 20 de agosto de 2025

O Efeito Jimin: Novas Palavras Adicionadas ao Dicionário Cambridge

foto

Jimin , do BTS, mais uma vez ostenta popularidade e influência globais .


No dia 18 (horário local), veículos de comunicação estrangeiros como The Guardian, CNN e The New York Times (NYT) noticiaram que uma série de novas palavras popularizadas pela Geração Z e Geração Alfa, que usam o TikTok, foram incluídas no dicionário publicado pela Universidade de Cambridge este ano.


Entre elas, a nova palavra " delulu ", popularizada por Jimin, chamou a atenção. "Delulu" deriva de "delusional", que significa delirante, e apareceu pela primeira vez nas comunidades de fãs de K-pop no exterior em meados da década de 2010, referindo-se aos fãs que acreditavam que poderiam namorar ídolos do K-pop.


No ano passado, o The Times of England e outros meios de comunicação relataram que "Deluru está em alta, com usuários do TikTok postando fotos do Jimin do BTS e dizendo: 'Estou revelando meu namorado'." e que "é frequentemente usado de forma despreocupada no mundo do K-pop", mostrando que Jimin desempenhou um grande papel em dar esse significado a "Deluru".

foto

Antes disso, Jimin vinha causando repercussões socialmente significativas ao redor do mundo além do K-pop, como evidenciado pela revista semanal americana Time, que apresentou as ações de Jimin como um exemplo representativo de um tipo positivo de fenômeno de "meme", dizendo: "Muitas pessoas estão imitando o comportamento de abraço que Jimin, do BTS, gosta e frequentemente exibe em todos os lugares."


Com essa popularidade e influência, Jimin alcançou resultados incríveis, como se tornar o primeiro artista solo de K-pop a alcançar o primeiro lugar na Billboard  Hot 100 com o lançamento de seu primeiro álbum solo. Além de "Deluru", ele também criou novas palavras como "Efeito Jimin" e "popularidade nível Jimin", e vem ganhando fama como um artista coreano representativo e ícone cultural                                                                 

Fonte:

    [Notícias do BTS] "Muse", do Jimin, do BTS, atinge 3,2 bilhões de streams no Spotify

    (Dados = Big Hit Music)

    Jimin, do BTS, alcançou outro marco no Spotify, brilhando com sua grande popularidade.

    (Dados = Big Hit Music)

    O segundo álbum solo de Jimin, "MUSE", alcançou recentemente 3,2 bilhões de streams no Spotify, a maior plataforma de streaming de música do mundo, no menor período para um álbum em coreano. Este também é o único álbum de K-pop lançado em 2024 a alcançar esse feito.

    (Fonte: Spotify)

    A música-título "Who", de "Muse", que está na parada "Hot 100" da Billboard dos EUA há 33 semanas, está atualmente registrando mais de 1,91861 bilhão de streams no Spotify, chegando perto de 2 bilhões.

    (Dados = Big Hit Music)

    Especialmente significativa para Jimin e seus fãs, a música "Closer Than This" está se aproximando de 300 milhões de streams, com 292 milhões. Além disso, "Be Mine" tem 269 milhões, e "Smeraldo Garden Marching Band" tem 236 milhões, comprovando o grande poder do mercado musical, com quatro de suas sete faixas ultrapassando 200 milhões de streams.

    Enquanto isso, "Who", de Jimin, continua sua popularidade inabalável, ocupando a 111ª posição na parada Billboard Global 200 e a 77ª posição na parada Global Excl. US em 16 de agosto, tendo permanecido nas paradas por 55 semanas consecutivas.




    Fonte:

    [Notícias do BTS] Turnê mundial de Jin do BTS é inédita, mostrando seu poder de bilheteria sem precedentes

    (Dados = Big Hit Music)

    Jin, do BTS, provou sua influência inigualável ao finalizar sua primeira turnê mundial solo, 'Run Seokjin Tour' (#RUNSEOKJIN_EP.TOUR), com um sucesso de ingressos esgotados.

    (Fonte: Instagram de Brent Donnelly)

    De 28 de junho a 10 de agosto (horário local), Jin exibiu seu poder de bilheteria avassalador, esgotando todos os 18 shows em 9 cidades, incluindo Coreia, Japão e Estados Unidos. O diretor da turnê Live Nation, Brent Donnelly, confirmou oficialmente as apresentações esgotadas de Jin nos EUA e na Europa em seu Instagram após o término da turnê, dizendo: "Acabou... os 12 shows esgotados de Jin. Isso é incrível."

    (Dados = Big Hit Music)

    Este show foi recebido com entusiasmo por muitos fãs, que o aguardavam ansiosamente há muito tempo. O show coreano anterior de Jin, de dois dias, em Goyang, atraiu atenção significativa mesmo depois que os ingressos esgotaram, com dezenas de milhares ainda esperando na fila.

    (Dados = Big Hit Music)

    Todas as apresentações realizadas durante quatro dias em Chiba e Osaka, no Japão, também esgotaram os ingressos, e o Osaka Kyocera Dome, em particular, abriu todos os assentos, incluindo o andar superior (8º andar) e os assentos com vista restrita, a pedido dos fãs que não conseguiram ingressos.

    (Fonte: Instagram oficial de Jin)

    A apresentação de duas horas de Jin, focada exclusivamente nos vocais e na interação com os fãs, sem dançarinos, e sua presença de palco imponente, foram aclamadas pela mídia em todo o mundo. A Rolling Stone lhe deu uma nota máxima de cinco estrelas, chamando-o de "um artista verdadeiramente único". O Standard elogiou a presença de palco de Jin, dizendo: "Os aplausos estrondosos não foram tão intensos desde os primeiros dias de Elvis Presley."



    Fonte:

    [Notícias do BTS] Jungkook, do BTS, ganha a tríplice coroa de "Canção Internacional do Ano", mostrando sua presença global

    (Dados = Big Hit Music)

    Jungkook, do BTS, brilhou com popularidade global no '2025 SEC Awards'.

    (Dados = Big Hit Music)

    O site brasileiro de entretenimento Seriesemcena sediou o "2025 SEC Awards" em seu site oficial e redes sociais. Jungkook demonstrou sua presença como uma estrela pop global ao ganhar o prêmio de "Canção Internacional do Ano" com sua faixa de autoria própria, "Never Let Go".

    (Dados = Big Hit Music)

    Com isso, Jungkook ganhou o prêmio de 'Canção Internacional do Ano' por três anos consecutivos, começando com 'Left and Right' em 2023, 'Seven' em 2024 e 'Never Let Go' em 2025.

    (Dados = Big Hit Music)

    Jungkook conquistou um total de três prêmios no SEC Awards de 2024: Canção Internacional do Ano, Artista Masculino Internacional do Ano e Feat Internacional do Ano. "Never Let Go" é um single digital e uma música de autoria própria lançada por Jungkook em 2024, que continua a desfrutar de popularidade inalterada nas paradas musicais até hoje.

    Apesar de ser uma música de fãs, "Never Let Go" estreou com sucesso nas primeiras posições das paradas "Global (Excluding US)" e "Global 200" da Billboard, alcançando as posições 12 e 20, respectivamente. Também demonstrou seu grande poder na música digital, alcançando um sucesso incomparável ao alcançar a posição 60 na parada de singles "Top 100" da Billboard e da UK Official, a terceira na parada de vendas de singles e a primeira na parada de downloads de singles.



    Fonte:

    [Notícias do BTS] V, do BTS, fará o primeiro arremesso no estádio do Los Angeles Dodgers em 26 de agosto.

    (Fonte: Instagram oficial de V)

    O BTS V estará em um estádio da Major League Baseball (MLB).

    (Fonte: LA Dodgers)

    Recentemente, o LA Dodgers postou em sua rede social oficial a notícia do primeiro arremesso cerimonial de V com a legenda: "ARMY, vocês estão prontos?" V está programado para fazer o primeiro arremesso no Dodger Stadium no dia 26 (horário local, dia 25).

    (Fonte: Instagram oficial de V)

    Este evento marca o encontro entre V, que tem um grande interesse por esportes, incluindo beisebol, e a Major League Baseball. O anúncio por si só já gerou uma resposta entusiasmada de fãs ao redor do mundo. A sinergia entre este evento esportivo global e os "ícones pop do século XXI" do BTS está atraindo muita atenção. Esta é a primeira vez que V faz um primeiro arremesso, o que desperta grande interesse dos fãs. Além disso, as atenções estão voltadas para a possibilidade de um encontro com Kim Hye-sung, jogador do Los Angeles Dodgers, se concretizar.

    (Fonte: Instagram oficial de V)

    Anteriormente, V provou sua influência global trabalhando como modelo para diversos setores, incluindo bens de luxo de alta qualidade, bebidas globais e marcas de café. Espera-se que este primeiro pitch seja um momento especial que mostre sua notável presença global.

    Enquanto isso, o BTS, do qual V é membro, anunciou oficialmente uma grande turnê mundial, juntamente com um comeback na primavera de 2026. Desde julho, todos os integrantes têm se mudado para os Estados Unidos, um por um, para iniciar a produção musical em larga escala e os preparativos para as apresentações. Recentemente, eles têm se comunicado ativamente com os fãs, compartilhando atualizações por meio da plataforma global de superfãs Weverse.


    Fonte:

    [Notícias do BTS] Jungkook do BTS estampa a capa de uma revista de moda... "Quero permanecer no tempo do ouvinte."

    (Fonte: Elle SNS) Jungkook, do BTS, estampou a capa da edição de janeiro de 2026 da revista de moda Elle. (Fonte: Elle SNS) Este ensaio foto...