A notícia da turnê mundial do BTS gerou grande entusiasmo no turismo e na economia global. O presidente mexicano anunciou que enviou uma carta ao seu homólogo sul-coreano solicitando apresentações adicionais.
O BTS dará início à sua "BTS WORLD TOUR 'ARIRANG'" no Estádio Principal do Complexo Esportivo de Goyang, em 9 de abril, e viajará por 34 cidades da América do Norte, Europa, América do Sul e Ásia. Esta turnê, que terá um total de 82 datas, está gerando resultados imediatos no turismo e na economia de cada região.
De acordo com a plataforma global de reservas de hotéis Hotels.com, as buscas por viagens para Seul vindas do exterior aumentaram 155% nas 48 horas seguintes ao anúncio da turnê do BTS no dia 14, em comparação com a semana anterior. As buscas por Busan, onde o BTS realizará seus shows em junho, dispararam 2.375%. As buscas por viagens para Busan também aumentaram em milhares de por cento em importantes regiões da Ásia, incluindo Japão, Hong Kong e Taiwan. As buscas por viagens domésticas para Seul (190%) e Busan (3.855%) também registraram aumentos significativos.
A resposta internacional também tem sido entusiasmada. A BandNews FM, uma rádio brasileira de notícias, destacou o próximo show do BTS em São Paulo, em outubro, como um dos principais assuntos. Citando dados da plataforma de transporte local ClickBus, eles relataram que as buscas por passagens de ônibus para São Paulo aumentaram mais de 600 vezes desde o anúncio da turnê.
O jornal britânico The Guardian destacou o potencial impacto econômico da turnê mundial do BTS. Segundo a avaliação de economistas, trata-se de "um evento global que pode impactar significativamente as economias de cidades em toda a América do Norte". O Guardian previu um aumento na demanda por turismo, hospedagem e consumo em cada cidade que sediar os shows. Citando a empresa de serviços financeiros Bread Financial, o Guardian analisou que um único ingresso para um show normalmente gera um impacto médio de três vezes no consumo da economia local.
A Tourism Economics, empresa de análise econômica do turismo, enfatizou: "Essas médias não se aplicam ao BTS. Os números reais serão muito maiores, e é difícil até mesmo estimar o impacto econômico dessa turnê."
A presidente mexicana Claudia Sheinbaum solicitou ao presidente Lee Jae-myung apresentações adicionais do BTS.
Segundo a Reuters, o presidente Sheinbaum afirmou em uma coletiva de imprensa regular na manhã do dia 26 (horário local): “O BTS, um artista de K-pop mundialmente famoso, se apresentará no México em maio. Cerca de 1 milhão de jovens querem ingressos, mas apenas 150 mil foram disponibilizados”. Ele disse: “Com apenas três apresentações confirmadas na Cidade do México (capital mexicana), fiz um pedido diplomático educado ao primeiro-ministro da Coreia do Sul para que o BTS viesse com mais frequência”, antes de se corrigir, dizendo: “Enviei a carta ao presidente, não ao primeiro-ministro”.
O presidente Sheinbaum prosseguiu: "Espero que tenhamos uma resposta positiva ou que nos permitam exibir o vídeo", acrescentando: "Precisamos encontrar uma maneira de mais jovens conhecerem esse grupo, que é muito popular em todo o mundo, especialmente no México."
O BTS não só influencia a economia global, como também desempenha um papel significativo na melhoria da imagem da Coreia do Sul. No "Pesquisa Nacional de Imagem da Coreia do Sul 2025", recentemente publicada pelo Ministério da Cultura, Esportes e Turismo, eles ficaram em primeiro lugar entre os "coreanos que influenciaram positivamente a imagem da Coreia do Sul". Além disso, Jungkook ficou em 6º lugar entre os artistas solo.
Enquanto isso, o BTS lançará seu quinto álbum completo, "ARIRANG", no dia 20 de março, às 13h (horário da Coreia do Sul). O novo álbum contém um total de 14 faixas e espera-se que ressoe com os fãs de música do mundo todo, abordando as emoções universais da identidade do grupo, a saudade e o amor profundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário