Músicas de cantores K-pop como BTS, Blackpink, New Jeans e Stray Kids, bem como cantores pop populares como Taylor Swift, desapareceram da plataforma curta TikTok.
Isso ocorre porque as negociações sobre a renovação da licença entre o TikTok e o Universal Music Group, que administra suas licenças musicais, fracassaram.
No dia 1º (horário local), o New York Times noticiou que “a Universal Music deixou o TikTok” e que as negociações entre a Universal Music, que administra os direitos autorais musicais de centenas de artistas, e o TikTok fracassaram.
Os dois lados não conseguiram reduzir as diferenças nas taxas de uso de conteúdo. No dia 31, a Universal Music criticou publicamente o TikTok, dizendo: “O TikTok não está disposto a pagar um valor justo pelo uso da música”.
TikTok rebateu, dizendo: “A Universal Music coloca sua própria ganância à frente dos interesses de artistas e compositores”. TikTok disse: “Este é um ato que vai além do suporte de uma plataforma poderosa que oferece promoção gratuita para mais de 1 bilhão de usuários”.
A música dos cantores da Universal Music agora tem um aviso no TikTok que diz: “Sons removidos devido a questões de direitos autorais”. Vídeos usando suas músicas são reproduzidos com o som silenciado.
Espera-se que a Universal Music tenha um impacto significativo, pois inclui cantores pop proeminentes como BTS, Blackpink, Taylor Swift, Billie Eilish, Olivia Rodrigo, Ariani Grande e Drake.
Os representantes do TikTok não revelaram quantos vídeos seriam ‘silenciados’ devido ao fracasso nas negociações com a Universal. O New York Times previu que o número de vídeos afetados chegaria a milhões, já que muitos deles contêm músicas de cantores famosos.
Fonte: nate
Nenhum comentário:
Postar um comentário