domingo, 28 de janeiro de 2024

“BTS, militares no auge da popularidade”… 2 trilhões de evaporação, impacto de 'choque'

 

BTS. notícias do yunhap
A fortaleza da indústria K-pop está a tremer.
A capitalização de mercado das "quatro grandes empresas de entretenimento" evaporou em 2 biliões de KRW este ano.

O risco de renovação de contratos de artistas é realçado.
As vendas globais de álbuns também estão "vacilantes". 

A indústria do K-pop, representada pelo mundialmente famoso grupo masculino BTS e pelo grupo feminino Blackpink, está abalada por teorias de desaceleração do crescimento. À medida que surgiu a questão dos contratos de renovação dos artistas e que as vendas globais de álbuns diminuíram, surgiu a “teoria do pico” (peak-out). Os preços das ações estão fracos todos os dias.

De acordo com a Korea Exchange no dia 28, a capitalização de mercado total das quatro principais empresas de entretenimento K-pop da Coreia, Hive, JYP Entertainment, SM Entertainment e YG Entertainment, diminuiu 12,0% (KRW 2,0172 trilhões) este ano, para KRW 14,7551 trilhões. . O preço das ações da JYP Entertainment caiu 19,2%, e as taxas de declínio da Hive e SM Entertainment atingiram 10,3% e 11,5%, respectivamente. Excede significativamente a taxa de declínio do índice KOSPI (7,1%) e do índice KOSDAQ (4,7%) durante o mesmo período.

O sentimento de investimento também está a diminuir rapidamente. As empresas de valores mobiliários emitiram relatórios com perspectivas negativas e reduziram os preços-alvo das principais ações do K-pop em cerca de 10% durante um mês. Das sete empresas de valores mobiliários que divulgaram os preços-alvo das ações da YG Entertainment este ano, cinco ajustaram os seus preços-alvo para baixo. Algumas empresas de valores mobiliários reduziram os preços-alvo das suas ações em até 30%. Os estrangeiros assumiram a liderança na agitação das ações do K-pop. A taxa de propriedade estrangeira da SM Entertainment foi de 12,2%, uma queda de 4,3 pontos percentuais em relação aos 16,5% no início do mês passado. O número, que atingiu 21,8% em março do ano passado, foi reduzido pela metade. A situação na YG Entertainment e na JYP Entertainment é semelhante.

O vento frio que soprava sobre a indústria do K-pop, considerada o futuro motor de crescimento da Coreia, deveu-se em grande parte ao risco de renovação de contrato. No início deste ano, a YG Entertainment não conseguiu renovar contratos com quatro membros do Blackpink. Você não pode obter lucro de atividades individuais que não sejam atividades de equipe. A popularidade da equipe atingiu o auge, mas a lucratividade na verdade diminuiu. As vendas de álbuns também estão em declínio, aumentando as preocupações sobre o enfraquecimento da rentabilidade. Um funcionário da indústria do entretenimento disse: “Os esforços das agências de K-pop para localizar também são uma estratégia para garantir a lucratividade”, acrescentando: “Precisamos de uma mensagem de que o crescimento explosivo mostrado nos últimos quatro anos pode ser realizado novamente”.
O K-pop atingiu seu pico? As vendas de álbuns despencaram até 60% e
até mesmo os fandoms fecharam suas carteiras devido à recessão.
As vendas de álbuns de Stray Kids (JYP), Aespa (SM) e Seventeen (Hive), que emergiram como novos pilares do mercado K-pop, estão todas em tendência de queda. Segundo a Hanteo Global, famosa pelo Hanteo Chart, o 4º mini-álbum da Aespa, lançado em novembro do ano passado, vendeu 1,2 milhão de cópias (base acumulada anual), apenas 65% do 3º mini-álbum (1,89 milhão de cópias) lançou seis meses antes. É um segredo aberto na indústria que as vendas iniciais de alguns grupos de K-pop diminuíram em mais da metade em comparação com seus álbuns anteriores.

A Yuanta Securities previu que as vendas de álbuns deste ano pelas quatro principais agências de K-pop serão de 82,7 milhões de cópias, uma queda de 5,3% em relação ao ano anterior. Nos últimos quatro anos, a taxa de crescimento das vendas de álbuns nunca caiu abaixo de 40%. Em 2020 e 2023, atingiu 82,5% e 74,7%, respectivamente. Um alto funcionário da indústria do entretenimento disse: “As vendas de discos são um barômetro do crescimento da indústria K-pop” e acrescentou: “É por isso que há preocupações de que a indústria K-pop, que cresceu rapidamente durante o COVID- 19, pode ter atingido o seu pico.”


Há também uma resposta da indústria do entretenimento de que BTS e Blackpink, os “dois cavalos do K-pop”, expuseram claramente os riscos de rentabilidade da indústria K-pop. No auge de sua popularidade, o BTS se alistou no exército e cada membro do Blackpink saiu em busca de sua própria agência. É lamentável que artistas famosos globais tenham que sair durante o período mais lucrativo. A previsão de lucro operacional da YG Entertainment para este ano foi reduzida em mais de 20%, de 100,5 bilhões de won há três meses para 77,2 bilhões de won. O fato de o preço das ações da YG Entertainment ter subido para 97.000 won em maio do ano passado e depois ter caído para a faixa de 40.000 won está em grande parte relacionado à renovação do contrato de Blackpink.

A avaliação (nível do preço das ações em relação ao desempenho) das ações de empresas de entretenimento caiu para o seu nível mais baixo dos últimos cinco anos. O CEO da JYP Entertainment, Park Jin-young, e o produtor executivo da YG Entertainment, Yang Hyun-seok, compraram 5 bilhões de won e 20 bilhões de won em ações em tesouraria, respectivamente, nos últimos 10 dias, mas suas opiniões sobre a indústria do K-pop permanecem frias. A tendência descendente apenas deu sinais de abrandamento.

A indústria do entretenimento planeia quebrar o pico do empréstimo através da diversificação das receitas e de estratégias de localização. A SM Entertainment tem um plano para completar o conteúdo local no 'estilo K', aumentando a colaboração com os países locais. A YG Entertainment anunciou planos para descobrir continuamente novos talentos e aumentar os negócios secundários, utilizando os direitos de propriedade intelectual (PI) dos artistas.

A Hive é a única ação de entretenimento cujo preço-alvo e previsão de desempenho estão sendo mantidos. Um funcionário da Hive disse: “Estamos preparando um negócio que integra IP com várias plataformas”. A Hive vê o K-pop não como um gênero musical, mas como um sistema de produção e se concentra em expandi-lo para diversas regiões.

Embora seja K-pop, a sucessão de músicas escritas em inglês sem letras em coreano ou o surgimento de grupos de K-pop que não são centrados nos coreanos também fazem parte da estratégia de localização. Um funcionário da indústria musical disse: “Entendo as dificuldades enfrentadas pelas empresas de entretenimento, mas há muitas preocupações de que o K-pop possa estar perdendo sua singularidade em nome da localização”. O objetivo da indústria é garantir que a música pop sem a língua coreana ou os coreanos possa ser reconhecida como K-pop.” “Será a chave para erradicá-la”, disse ele.






Fonte:  nate

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