O BTS se despediu brevemente dos fãs, já que todos os sete membros estão agora cumprindo o serviço militar.
Seis membros – J-Hope, Suga, RM, V, Jimin e Jungkook – iniciaram seus serviços este ano, seguindo o membro mais velho, Jin, que iniciou seus serviços em dezembro do ano passado e deve terminar em junho do próximo ano.
Cada membro lançou sua própria música solo antes de iniciar suas funções e cada um quebrou recordes. O BTS celebrou seu 10º aniversário como banda este ano e realizou a BTS Festa 2023 em toda a capital em colaboração com o Governo Metropolitano de Seul.
Espera-se que todos os sete membros retornem até junho de 2025, conforme prometido pela agência da banda, HYBE, quando anunciou no ano passado que os membros começariam a cumprir suas funções.
Os membros sugeriram em uma transmissão ao vivo em 5 de dezembro, antes de iniciarem seus cultos, que deixaram muitos presentes para os fãs desfrutarem. O membro Jimin lançou seu single solo “Closer Than This” em 22 de dezembro.
REWIND 2023
Em 2023, a Coreia testemunhou um ano tumultuado em seu cenário de entretenimento e cultura. Um escândalo de drogas causou ondas de choque na indústria, atraindo luminares como Yoo Ah-in, G-Dragon e Lee Sun-kyun, com Lee supostamente morrendo por suicídio aos 48 anos na quarta-feira. Os membros do BTS, um por um, reportaram-se ao dever de cumprir o serviço militar iminente, e Blackpink decidiu permanecer unido como um quarteto com YG. O mercado K-pop lutou com supostos escândalos de adulteração, envolvendo artistas Fifty Fifty, EXO, Omega X e solistas como Chuu. Os K-dramas continuaram seu reinado global, com “Moving” na Disney+ e “The Glory” na Netflix sendo classificados entre os programas mais vistos em todo o mundo. A literatura coreana ganhou elogios, com o reconhecimento internacional das obras de Cheon Myeong-kwan e Han Kang. Marcos históricos e tesouros culturais também foram notícia, desde as paredes vandalizadas do Palácio Gyeongbok até a exposição de Jikji e o desfile de moda da Gucci no Palácio Gyeongbok. Apenas dois filmes coreanos conseguiram atingir a marca de 10 milhões de ingressos vendidos.
Aqui estão as 10 principais histórias culturais em 2023:
1. Lee Sun-kyun morre por suicídio, escândalo de drogas varre a cena do entretenimento
2. Tchau por enquanto, diz BTS
3. Blackpink 'fourever'
4. A montanha-russa do Cupido
5. Serviços de streaming em alta a aposta com programas de sucesso
6. Rabiscos nas paredes do palácio real
7. Livros de ficção são aclamados globalmente
8. Jikji ganha destaque depois de meio século escondido
9. Marcas de luxo garantem seu lugar na Coreia
10. Dois filmes no clube dos 10 milhões
Nenhum comentário:
Postar um comentário