domingo, 6 de agosto de 2023

Verificação de fatos: o BTS ARMY realmente causou um alarme falso sobre um ataque ao metrô?


Leia sobre toda a situação aqui.

Em 6 de julho de 2023, um trem da Linha 9 do metrô de Seul foi evacuado rapidamente após suspeitas de irregularidades levantadas. O trem se aproximava da estação de Sinnonhyun, onde muitos desembarcaram e as autoridades foram despachadas.

Pessoas desembarcando. @nana_yen_/Twitter

Duas possíveis causas foram rapidamente apontadas online.

1. Gritos de torcedores no metrô

O primeiro envolveu a massa de fãs do BTS voltando de um show de Suga . Foi alegado que os fãs estavam ocupando a maior parte do metrô naquele horário, e quando seu ídolo foi ao vivo para mostrar uma tatuagem, gritos de excitação começaram. Os gritos supostamente dispararam um alarme falso entre outros passageiros do metrô. Isso ocorre em um momento em que os ataques com faca em público são esenfreados, aterrorizando o país.

Um usuário do Twitter, @tom7890_ , afirmou ter estado no local, fornecendo capturas de tela com suas ligações para a polícia. Eles alegaram que um estrangeiro ao lado deles havia gritado, causando pânico. Eles também teriam fornecido a mesma declaração de testemunha à polícia.



Não é um ataque químico ou um ataque com faca na estação de Sinnonhyun, então espero que as pessoas parem de criar medo devido a informações falsas por mais tempo.

O estrangeiro ao meu lado estava assistindo a um vídeo, e de repente gritou, fazendo com que a situação no vagão do metrô se complicasse. As pessoas entenderam mal e fugiram.

Também dei meu depoimento à polícia.

Claro, espero que todos tenham cuidado e viajem com os fones de ouvido. Mantenha-se saudável.

— tom7890

Eles também forneceram algumas fotos do rescaldo da situação. Os pertences foram deixados para trás com urgência, e a polícia também foi despachada.

@tom7890_/Twitter
@tom7890_/Twitter

Mais tarde, um vídeo de um grupo de fãs gritando a bordo de um trem não especificado se tornou viral no Twitter. O vídeo foi postado por @egcanzina , que gritou ao ver a tatuagem revelada. O vídeo foi deletado logo depois que @egcanzina percebeu o problema que havia causado online, mas foi republicado pelo usuário @meeoee88 . O usuário @meeoee88 não estava no local durante o ocorrido.

Mesmo que o vídeo tenha sido mal interpretado por @meeoee88, testemunhas no local ainda afirmam que os gritos foram devidos aos fãs que assistiram à transmissão ao vivo.

Outro também apontou que os sites de notícias informaram que o horário em que os relatórios começaram a chegar à polícia e aos bombeiros foi por volta das 20h34 às 20h36. Ao mesmo tempo, a tatuagem de Suga foi revelada por volta das 20h33. O momento extremamente próximo fez com que as pessoas suspeitassem que os gritos levaram a um mal-entendido.

O incidente da estação Sinnonhyun. A tatuagem de Suga foi revelada por volta das 20h33. Os fãs gritaram. Os relatórios chegaram à polícia e aos bombeiros por volta das 20h34.

Os passageiros ouviram os gritos e começaram a achar que algo estava estranho, talvez pelo cheiro do suor dos torcedores? Parece que isso se espalhou e foi mal interpretado como uma ameaça química.

— lll619180

 

2. Ameaça de gás químico

A segunda causa possível foi uma ameaça química relatada por testemunhas no local. Algumas pessoas na estação alegaram sentir um cheiro estranho, algumas até se sentindo estranhas depois de cheirá-lo. De acordo com a SBS News , 7 pessoas ficaram feridas na confusão enquanto tentavam escapar.

O corpo de bombeiros, que geralmente lida com ameaças de gás na Coreia do Sul, foi rapidamente enviado ao local. A usuária do Twitter @nana_yen_, que esteve no local, confirmou com os bombeiros despachados que de fato houve relatos de cheiros estranhos.

Acho que o problema no trem rápido da Linha 9 não é um ataque de faca. Eles disseram que era devido a relatos sobre um cheiro estranho na carruagem. A informação foi confirmada pelos bombeiros. Eles vão parar o trem rápido da Linha 9.

— nana_yen_

Posteriormente, foi confirmado pelos bombeiros que não foram detectadas anormalidades.

3. O veredicto

Um EXÉRCITO que esteve no local e fez pessoalmente um relatório policial sobre pânico repentino e desordem na Linha 9 esclareceu a situação. Embora não tenham declarado o motivo do pânico inicial, alegaram que foi quando algumas pessoas começaram a entrar em pânico que todos os outros começaram a fugir. Na correria, foi quando as pessoas começaram a se machucar.

Para explicar a situação, no metrô, as pessoas nos vagões da frente pareciam estar chocadas com alguma coisa e começaram a correr de repente. As pessoas no meio, inclusive eu, não sabiam o que estava acontecendo, mas como as pessoas estavam correndo com tanto medo, nós também corremos. Do ponto de vista do vagão número 3-3 onde eu estava, vi três pessoas caírem. Eu acho que havia mais atrás. As pessoas jogaram suas sacolas fora e começaram a correr. Eu pensei que isso era como Train To Busan ou algo assim.

— Lovesy92

 É claro que os feridos foram causados ​​pelo pânico e desordem geral, enquanto as pessoas corriam para deixar a área. Quanto à causa inicial, ambas parecem plausíveis devido a relatos de testemunhas. A agência de notícias coreana News1 também informou que tanto “ ameaças de armas ” quanto “ ameaças químicas ” foram relatadas à polícia e aos bombeiros durante o incidente.

“Relatos de vazamento de gás e porte de armamento foram registrados no metrô da Linha 9, resultando em comoção e no envio de policiais e bombeiros.” Notícias1

Portanto, é altamente possível que ambas as causas tenham resultado na comoção. Dito isto, ao invés de culpar os cidadãos em pânico, ou os fãs, cuidado extra deve ser tomado durante este período de agitação na Coreia do Sul.




Fonte: koreaboo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  [FOTO] J-HOPE do BTS participa de evento da marca de relógios "Audemars Piguet" Newsen   | Na tarde do dia 22, o membro do BTS J...